Professor Marcio Menezes

Professor Marcio Menezes
Licenciado em Geografia pela Ufam 2003

domingo, 15 de maio de 2011

Gestão das tecnologias

Marcio Paulo do Carmo Menezes

Gestão das tecnologias

Introduzir no cotidiano de professores e alunos uma nova ferramenta não é uma tarefa tão fácil assim, uma vez que, não consistem apenas no ato de se utilizar um computador, um rádio, vídeos e músicas para dar apoio às atividades escolares e sim em uma ampla mudança de pensamento das práticas pedagógicas já arraigadas por anos a fio. Até mesmo professores e alunos conscientizados da importância de se introduzir as novas ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas, encontram bastantes dificuldades em fazerem o upgrade, uma vez que o uso das mídias requer tempo do usuário para sua total assimilação e essa assimilação se dar por etapas e no meu entender é bom que seja assim.

Em minha prática pedagógica em sala de aula sempre fiz um largo uso das mídias disponíveis na minha escola, oferecendo aos alunos uma aula interativa com recursos áudios-visuais e etc. Porém recentemente, fui empossado como coordenador de informática e mídias em uma escola de tempo integral e minha principal função é exatamente a de gerenciar o uso das mídias no contexto do ensino-aprendizagem.

Diante do grande desafio de gerenciar esse processo de inserção das mídias no contexto das práticas pedagógicas, precisamos ter uma compreensão de todas as fases do processo e para isso precisamos do diagnóstico inicial, onde poderemos tomar ciência do nosso potencial e também de nossas carências.

Minha escola dispõe de um laboratório de informática bastante amplo com 43 máquinas conectadas a internet, sendo que a disciplina informática faz parte da grade curricular, uma biblioteca com 10 máquinas conectadas a internet, um sala de vídeo com capacidade para 34 alunos, um auditório com um belo palco e sistema de som, com capacidade para mais de 200 pessoas dentre outros recursos que não existem em escolas convencionais.

A escola está na sua primeira semana de funcionamento e pretendo seguir os passos mencionados no conteúdo que nos foi disponibilizado, é claro com as adequações necessárias de acordo com o contexto das práticas da escola.

  • Na primeira, as tecnologias são utilizadas para melhorar o que já vinha sendo feito, como o desempenho, a gestão para automatizar processos, diminuir custos. Na prática, o uso pedagógico das tecnologias ocorre de forma esporádica, para ilustrar um trabalho, digitar um texto, copiar uma informação da internet, ou seja, para tornar as aulas mais interessantes e atrativas”.
  • “Na segunda etapa, a escola insere parcialmente as tecnologias no projeto educacional. Cria uma página na Internet com algumas ferramentas de pesquisa e comunicação, divulga textos e endereços interessantes, desenvolve alguns projetos. Há atividades no laboratório de informática, mas mantém-se intocada a estrutura de aulas, disciplinas e horários”.
  • “Na terceira, que começa a evidenciar-se atualmente, se nota o amadurecimento do processo de implantação e o avanço da integração das tecnologias. As escolas repensam os seus projetos pedagógicos, o seu plano estratégico. A introdução de algumas mudanças significativas, como a flexibilização parcial do currículo e a inclusão de novas dinâmicas, busca integrar as tecnologias com os conteúdos curriculares por meio de atividades disciplinares, de resolução de problemas e de projetos que podem partir de um tema disciplinar, uma questão investigativa ou um tema transversal”.

A partir da análise do diagnóstico, pretendo por em execução um plano de ação pedagógico que tem como objetivo incentivar o uso das mídias de forma paulatina no cotidiano de professores e alunos. As dificuldades serão muitas, porém num primeiro contato com o corpo de professores, pude perceber que a maioria já estão conscientizados da importância do uso das mídias, e isso, consiste no principal fator que poderá garantir o nosso sucesso.

Manaus, Julho de 2010.

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