Professor Marcio Menezes

Professor Marcio Menezes
Licenciado em Geografia pela Ufam 2003

domingo, 15 de maio de 2011

Exercício sobre a evolução das ferramentas e métodos de ensino

Márcio Paulo do Carmo Menezes

Assim como a invenção da técnica de impressão por Gutemberg revolucionou a educação a partir do século XV, tornando a literatura mais barata e conseqüentemente mais acessível, hoje também vivemos um processo parecido, uma vez que, com o advento das mídias “tradicionais” como o rádio e a televisão, que adquiriam status de meios de comunicação de massa com o reforço da internet e dos dispositivos de armazenamento de dados como os mp3, mp4... pendrivers, cartões de memórias e celulares que viraram computadores de bolso, também tornaram as informações mais acessíveis e hoje põem em xeque as metodologias tradicionais baseadas no estímulo da memória, uma vez que essa técnica não dar conta de assimilar tanta informação. A idéia de não, mas ministrar conteúdos prontos e acabados e sim construir conhecimentos com os educandos, navegando por um mar de informações incertas é um trabalho bastante desafiador, principalmente levando em conta que nós, professores fomos educados com metodologias tradicionais.

Um fato que chamou atenção é a preocupação de alguns pesquisadores da educação em criarem métodos de ensino baseados em informações científicas em relação ao funcionamento do cérebro e de como ele funciona para retenção do conhecimento, e assim, poderem fazer melhor uso deste. Mídias que utilizam som e imagem devidamente manipuladas para tornar o ensino mais empolgante e atraente, apesar de seus altos custos, comprovadamente possuem mais eficácia. Porém não deixa de ressaltar a importância vital do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem e que o uso indiscriminado, ou seja, o simples uso dos filmes, documentários, experiências, internet e etc., sem a devida condução do professor (capacitado para usá-los) pode tornar estes mais prejudiciais do que as aulas de decoreba.

Nesse contexto, a interatividade surge como uma das vedetes das novas ferramentas de ensino, uma vez que proporciona uma maior participação dos alunos na construção de seus conhecimentos, jogos e exercícios virtuais, uso de e-mail, blog e sites são bem eficientes para isso . O professor também ganha muito com a interatividade dos mundos virtuais, uma vez que, são oferecidos softwares em que o próprio professor pode manipular os conteúdos e processos adequando-os de acordo com as suas peculiaridades - a competência ou habilidade que pretende desenvolver, a deficiência que pretende sanar, o professor se desprende da ditadura do livro didático. Dentro dessa ótica, o hipertexto com conteúdos agregados, onde áudio, imagem e vídeo dispostos de forma não lineares contribuem para a formação de novas idéias, novas abordagens para os fatos históricos e científicos, despertando uma a criatividade de todos envolvidos no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário