Professor Marcio Menezes

Professor Marcio Menezes
Licenciado em Geografia pela Ufam 2003

domingo, 15 de maio de 2011

Estratégias articuladoras da dimensão pedagógica e administrativa

Estratégias articuladoras da dimensão pedagógica e administrativa

Márcio Paulo do Carmo Menezes

A informação foi e continuará sendo fonte de grande poder. Em uma escola verificamos a existência de vários mundos: o mundo do gestor, o mundo da secretaria, o mundo dos professores, o mundo dos auxiliares de serviços gerais e merendeiras e o mundo dos alunos. A escola não funcionará direito e não fará seu papel junto à sociedade, se não ocorrer à interação desses mundos. Para que isso ocorra precisamos falar a mesma linguagem, correr atrás dos mesmos objetivos, e é nesse ponto que entra o Projeto Político Pedagógico, é ele que dar o norte, que nos une na mesma empreitada. Mas não basta apenas ter um conjunto de normas, objetivos etc. é preciso fazer com que ele funcione de forma efetiva e o uso das mídias pode ser de suma importância nesse processo.

O uso da mídia impressa em circulares, comunicados, projetos, relatórios etc. por parte da gestão, do pedagógico e secretaria, deixam os demais “mundos” mais inteirados do que está ocorrendo na escola e isso gera a noção de segurança e comprometimento, pois “o barco tem um capitão e vamos navegar em segurança”. A exposição de tabelas e gráficos referentes a receitas e despesas da escola, de resultados pedagógicos e metas já alcançadas e por alcançar, quando expostas com o uso do Data-Show são de grande serventia para análise e posterior reformulação de práticas que não obtiveram sucesso, além de promoverem debates democráticos onde são detectados problemas e suas possíveis soluções.

As mídias também podem ser utilizadas para promover a interação entres os alunos de séries e turmas diferentes, entre professores e alunos e corpo técnico e serviços gerais e isso ocorre em gincanas, festas juninas, passeios, comemorações diversas onde são usados principalmente o SOM (microfone e demais aparelhos) e o Data-Show. Nesse momento ocorre uma maior aproximação entre as pessoas, a hierarquia é posta de lado e então percebemos que somos apenas pessoas comuns, iguais a todas as outras e que temos todos, uma importância muito grande no contexto social.

Portanto, podemos verificar que as mídias (plural de meio), amplificam nossa capacidade de se expressar, promove maior interação, diverte, informa, agrega, ou seja, são excelentes recursos para a formação de cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário